Altú Paganach

Wednesday, April 19, 2006

19 de Abril , dia do índio

É de certo que pouca importância é dada hoje em dia para tal data , normal para uma nação que atualmente tem dado cada vez menos valor aos seus índios, verdadeiros ancestrais dessa terra .
O que sabem de sua cultura ?
O que sabem de sua religião e hábitos ?
Nada. O que temos de estudos sobre tais tribos nos dias de hoje, é pouquíssimo.
Os nativos estão cada vez mais se tornando como o homem branco por culpa do mesmo,
Que há séculos em diferentes épocas fez questão de acabar com suas tribos, enterrando seus costumes, restando apenas um resquício de nativos.
Quanto às línguas indígenas dessa terra: Aonde estão?
Quem às conhecem além de um pequeno grupo de pesquisadores?
É ridículo o que fazemos neste dia em que chamamos de dia do índio, pois dia do índio e todo dia , pois tais aspectos da ancestralidade dessa terra continua em nossas vidas: nomes de muitas coisas que fazem parte do nosso dia-dia , como cidades, lugares , bairros , frutos e alimentos, estão também na grande parte do sangue dessa nação, estão em alguns hábitos e etc...
Não é vestindo nossas crianças de índios, não é na tentativa de tornarem como brancos os nossos índios que os louvaremos, mas sim dando dignidade e respeito, os protegendo e estudando sua cultura geral para trazer as futuras gerações, não deixando esse legado morrer.
Vergonhoso é o nosso passado, e continua sendo aquilo que é feito com o nativo, ainda há disputa de terras e conflitos envolvendo tais tribos, que lutam para sobreviver em meio ao caos. Como o caso das tribos Yanomamis, Macuxis e outras que estão sempre em conflito com o homem branco, que por sua vez tenta se apossar de suas terras ou criar alguma espécie de problema, assim também temos outras tribos na Amazônia que correm risco de extinção , pois perdem de forma gradativa suas terras para invasores que matam grupos inteiros de nativos, como um caso próximo à cidade de Chupinguaia a anos atrás pecuaristas que sabiam da existência de índios isolados em suas terras teriam mandado presenteá-los com açúcar temperado com veneno de rato. Os poucos que escaparam ao envenenamento teriam sido mortos ou afugentados à bala. No decorrer dessa podre história temos milhares de casos de mal tratos, como a passagem dos antigos usurpadores dessa terra. O descaso com sua religião a qual quiseram matar seus deuses e estórias. Apagados por jesuítas que lhe empurraram mente a dentro o seu cristianismo, graças a isso temos poucos registros sobre seus rituais, sobre sua religiosidade.
O homem branco à séculos quando chegou aqui deu espelhos entre outras besteiras na tentativa de dominar o nativo, se aproveitaram de sua ingenuidade.
E hoje o que dão a eles( além de continuarem a matar vários índios) ?
Dãos luz elétrica, doenças do homem branco, roupas de homem branco, tomam suas terras, queimam os ( quem lembra do índio Pataxó ?)...
Cadê a FUNAI ?
Por mais que a mesma faça algo , é muito pouco do que deve ser feito...
É por essas coisas que choram as nossas matas, que lamentam meus bisavós e tataravôs, é por elas que se inflamam minha pele cabocla, e por elas que se revolta meu sangue tupi.

5 Comments:

At 6:16 PM, Anonymous Anonymous said...

Gostei muito do seu post.
Muito oportuno...tb tenho raízes indígenas...o que dizer?
"Quem me dera, ao menos uma vez,
Como a mais bela tribo, dos mais belos índios,
Não ser atacado por ser inocente."
Infelizmente, essa letra continua mais atual do que nunca...quando no dia do índio se enfatiza e glorifica na globo a "brancalização" [tomo aqui a liberdade de invenção do termo] do índio...

 
At 5:24 AM, Anonymous Anonymous said...

Complementando seu texto, é infeliz a constatação de que não preservamos a cultura, e entender que o que nos contam na ecolinha fétida não é a nossa, história.

Viva os reais proprietários desta lugar, viva as matas e florestas, viva Tupa e viva este pedacinho de terra incluído no infinito Universo.

 
At 10:03 AM, Blogger Chellot said...

Incrível como são as coisas. Valoriza-se mais a inauguração de rede elétrica numa tribo indígena do que a saúde dos próprios. Menospreza-se a cultura nativa em favor dos enlatados externos.
Viva o dia do índio? Irônico não?
Até parece que o índio não faz parte da população brasileira, sendo somente um excluído e não um membro que merece respeito tanto quanto qualquer outro.
As crianças de hoje não sabem nada sobre o índio. Não conhecem sua cultura, sua religiosidade, seus costumes. Infelizmente comemorar o dia do índio virou piada.

 
At 12:42 PM, Anonymous Anonymous said...

e tudo vai de mal a pior...
bjocas

 
At 9:39 PM, Anonymous Anonymous said...

I'm impressed with your site, very nice graphics!
»

 

Post a Comment

<< Home